Conta uma das histórias de JESUS, que certa vez, Ele e seus amigos, chegando da Província dos Gadarenos, quando saiu do barco, grande multidão o cercou, Ele era um homem conhecido por Seus grandes feitos, todos sabiam que curava doenças, transformava vidas, restaurava sonhos e restituía o que havia se perdido.
Nesse mesmo dia, uma mulher surpreendeu a JESUS.
Ela sofria há 12 anos de uma enfermidade que a separava do resto do povo.
(hemorragia – ela sangrava o tempo todo, e por isso era vista como suja, impura. Nesta época as pessoas que sofriam de doenças com fluxo de sangue não podiam tocar outras pessoas e até mesmo os objetos tocados perdiam o valor, a doença era associada a moral e por isso eram excluídas da convivência normal com a sociedade)
Ela tinha uma vida triste e sem esperanças...
Ela ouviu falar de Jesus, de Seus milagres e de Seu amor pelas pessoas, soube que Ele estaria ali naquele dia, creu que Ele poderia mudar a vida dela e foi ao encontro de JESUS.
Ela foi entrando no meio da multidão, concentrou suas energias no seu alvo e seguiu em frente rumo ao que ela cria ser sua cura, a restauração de sua vida... a Bíblia diz que ela cria que se somente tocasse as vestes do REI JESUS, seria curada e essa fé moveu essa mulher até Jesus, não importando as barreiras que enfrentaria.
Ela tocou as vestes de JESUS, e tudo aconteceu como ela acreditava que seria, ela foi curada. Essa mulher não tinha intenção nenhuma de aparecer, chegou por trás de Jesus com a única intenção de tocar Suas vestes e receber o seu milagre, mas JESUS se surpreendeu, enquanto a maioria da multidão o tocava por curiosidade, superstição ou mesmo porque era muita gente, o toque daquela mulher tocou o coração de Jesus, Ele sentiu Seu poder havia curado alguém.
QUEM TOCOU EM MINHAS VESTES ? disse JESUS
JESUS, NESSA MULTIDÃO TE EMPURRANDO, QUEM NÃO TE TOCOU ? perguntaram os discípulos.
Jesus não queria saber quem o tocou simplesmente porque passava por ele, ou porque o ambiente estava cheio demais, Ele queria saber quem o tocou com fé, quem o tocou com propósito de receber algo que somente Ele tinha pra dar.
Esta mulher surpreendeu a JESUS com sua atitude de fé e de coragem.
Bem, a história é verdadeira e linda... mas
E NÓS ? DE QUE FORMA SURPREENDEMOS A DEUS ?
Será que surpreendemos a Deus de forma positiva , ou negativa ?
Será que Jesus olha para nossa vida e fala para nós como falou para aquela mulher...
Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.
Será que Jesus se alegra conosco pelas nossas escolhas, pelas nossas atitudes?
Pode ser difícil de entender como poderíamos surpreender a Deus se Ele é onisciente, mas é fácil quando pensamos no nosso Deus como um pai que espera sempre o melhor de nós e para nós.
Mas na prática, como podemos surpreender a Deus?
Quando fomos separados de Deus pelo pecado, adquirimos o conhecimento do mal e com isso adquirimos também sentimentos que podem nos afastar da vontade de Deus. Por isso nossa vida deve ser marcada pelo esforço voluntário e pela vontade própria de conhecer a vontade de Deus através da leitura e meditação da Sua palavra, de andar com Deus no comando de nossos passos e de andarmos em obediência a Sua vontade.
Neste mundo que vivemos, onde tudo contribui para que nos afastemos de Deus, todos princípios e valores bíblicos são desprezados e desprezados são os que querem seguir esses princípios, podemos citar várias situações que certamente alegrariam o coração de Deus com relação a nossa vida:
■ Surpreendemos a Deus quando superamos todas as limitações e barreiras humanas e nos entregamos a Deus, totalmente confiantes...
Problemas, doenças físicas, mentais ou emocionais podem ser uma limitação...
O comodismo, o cansaço e até mesmo a preguiça podem nos limitar.
■ Surpreendemos a Deus quando anulamos nossos desejos para fazer aquilo que agrada a Deus
A palavra nos diz em Isaias 42:8 que Deus não divide Sua glória e exige o primeiro lugar em nossas vidas...
O mandamento Amarás a Deus acima de todas as coisas deve ser levado a sério.
Quando trocamos o tempo que é de Deus pelos desejos humanos
Nosso compromisso com Deus não pode ser algo que eu faço pq não tenho outra coisa para fazer, ou algo que pode ser substituído e colocado no final da fila.
■Supreendemos a Deus quando nossa fé nos permite esperarmos o agir de Deus no Seu tempo e de Sua maneira
O imediatismo é característica que adquirimos com o progresso, tudo pra ontem, e não agrada a Deus, Deus nos quer confiantes que Seu tempo e vontade são perfeitos.